Projeto África e Brasil Africano
Disciplinas Envolvidas: História, Arte, Geografia, Língua Portuguesa, Filosofia,Sociologia,Física,Matemática,Biologia,Química.LE,Ed. Física
População – alvo: alunos dos 1ºs e 2ºs anos do Ensino Médio da escola
I-JUSTIFICATIVA
A escola Estadual Tiradentes através das áreas de Ciências Humanas e Linguagens e Códigos, cria o Projeto África e Brasil Africano para atender a solicitação da Lei 10.639/03 que prevê a inclusão do ensino da História e Cultura afro-brasileira no currículo escolar – Sancionada em 09 de janeiro de 2003 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva .
II- Objetivo Geral: Aproximar os alunos da Escola Estadual Tiradentes da luta pelo reconhecimento dos negros no Brasil, da cultura negra brasileira e da importância do negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política, pertinentes à História do Brasil, por meio da produção de uma publicação elaborada por eles para comunicar o que foi aprendido.
III- Objetivos específicos:
- Refletir, resgatar e valorizar a cultura negra brasileira
· Respeitar as manifestações das idéias (produções e falas) dos colegas e de outras pessoas.
· Valorizar os locais de exposição como mais um espaço de aprendizagem.
· Valorizar as diferentes formas de produção artística e cultural.
· Saber comunicar de forma organizada e planejada aquilo que aprendeu.
O eixo temático Brasil Africano e Africanidades tem seus respectivos sub-temas, em torno dos quais se desenvolve todo o trabalho ,são resultantes de construção coletiva de alunos e professores, a partir de uma discussão que já tenha sido trazida pelo grupo, que ganha espaço e se torna um foco de estudo,ensaio,debate ,que culmina na apresentação e exposição pública dos resultados.
Avaliação do projeto
Formas de avaliação
A avaliação do projeto é processual, iniciando pela discussão para a escolha do sub-tema à culminância do projeto.
Há duas fichas avaliativas, uma para avaliar atividades de palco e outra para avaliar atividades de pesquisa com apresentação em stands.Cada item recebe um valor em pontos que vai de 0,0 a 1,0 pontos.Os pontos são comuns às disciplinas que participaram do projeto.
Obs. O professor responsável pela turma acompanha todo o processo e ao final, socializa entre os colegas a média atribuída aos alunos.
Constituem itens observáveis nas fichas:
1-Atividades de palco
1-Elaboração do roteiro, 2-Engajamento do grupo, 3-Qualidade do material produzido (cenário, figurino), 4-Criatividade e Qualidade na apresentação 5-Coerência no relatório. 6-Montagem e desmontagem do material e equipamentos.
1-Desenvolvimento da pesquisa, 2-Qualidade do material produzido,3-Engajamento e
Capacidade de trabalhar em grupo,4-Atendimento ao publico, 5-Clareza das informações
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
|
OBJETIVOS
|
Fichas de acompanhamento individual
|
Conhecer e acompanhar os avanços
pessoais, relacionais e superações
cognitivas.
|
Relatos DOS ALUNOS, professores e pais.
|
Dimensionar o envolvimento, interesse
e desenvolvimento das crianças
e adolescentes quanto às estratégias
pedagógicas propostas.
|
Lista de freqüência e pontualidade
|
Pontuar a assiduidade Dos alunos no projeto
|
Auto-avaliação dos alunos
|
Avaliar o desenvolvimento do trabalho do Projeto
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário