quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Dica para professores de Literatura

Livros para alunos do 2º Ano do Ensino Médio
por: Equipe do Educar para Crescer
Os livros para jovens do 2º ano do Ensino Médio foram indicados por Maria Cristina Figueiredo, coordenadora pedagógica do Ensino Médio do Colégio Sion, em São Paulo.
“Os livros que trabalhamos na escola com alunos da 2ª série são escolhidos a partir de dois critérios: as escolas literárias que eles estão estudando (no caso o Romantismo e o Realismo) e as obras que são solicitadas pelos grandes vestibulares, que certamente terão de ler. Essas leituras fazem parte do programa, ou seja, são tratadas como conteúdo. Mas é claro que é muito importante que os alunos tenham contato também com outras obras, que tratam de questões como a sexualidade e o preconceito, e que trazem conhecimento geral e cultura. Estas são leituras mais aleatórias, mas também muito importantes para a formação do adolescente.”
1 – Noite na Taverna
Autor: Álvares de AzevedoEditora: Komedi
É uma obra de representação do romance gótico, que possibilita aos leitores entrarem em contato com um estilo próximo ao do romance byroniano. A questão do macabro na literatura é interessante porque desperta a atenção da garotada, mas agrada à todas as idades.
2 – Cinco Minutos e Viuvinha
Autor: José de AlencarEditora: Ática
São histórias curtas e gostosas para pegar gosto pelo estilo do autor. Foram os dois primeiros romances de José de Alencar. As histórias do autor são cheias de finais felizes, que as moças da época adoravam.
3 – Memórias de um Sargento de Milícias
Autor: Manuel Antônio de AlmeidaEditora: Moderna
É uma obra diferenciada do romantismo, pois trabalha com uma classe social mais baixa. Fala de um Brasil diferente, com outros costumes, vestimentas e contexto histórico. Fundamental a todos os brasileiros.
4 – Dom Casmurro
Autor: Machado de AssisEditora: Saraiva
Uma obra para conhecer o texto de Machado de Assis e perceber a sua genialidade. Explora a questão do adultério, que incomoda, mas ao mesmo tempo faz pensar e discutir. Por apresentar apenas a versão do narrador, em primeira pessoa, ajuda a desenvolver o senso crítico. O romance contém todas as peculiaridades do texto de Machado: a ironia, a elegância, a forma como ele desmascara a burguesia, etc.
5 – O Cortiço
Autor: Aluísio AzevedoEditora: Navegar
É uma importante obra do naturalismo, que ajuda a entender a imigração ocorrida no Brasil no século 19 e discutir o determinismo. O Cortiço retrata as atitudes submissas do brasileiro perante o imigrante europeu.
6 – Estação Carandiru
Autor: Drauzio VarellaEditora: Companhia das Letras
Livro interessante para conhecer o sistema carcerário brasileiro e as condições de vida às quais são expostos os detentos. Outro ponto forte do livro é a reprodução da linguagem da malandragem. No livro, os criminosos são retratados de uma maneira mais humana.
7 – O Físico
Autor: Noah GordonEditora: Rocco
Incrível história de um rapaz que foi estudar medicina na Palestina e se converteu ao judaísmo para ser aceito. A obra aborda a cultura judaica e faz um belo retrato da Idade Média, época em que se passa a trama.
8 – Brás, Bexiga e Barra Funda
Autor: Antonio de Alcântara MachadoEditora: Moderna
Uma leitura essencial para conhecer a literatura do primeiro momento modernista e saber mais sobre a vinda dos italianos para o Brasil, mais especificamente para os bairros paulistanos do título. O livro dá mostras de uma cidade em progresso, com bonde e automóvel, e também mais moderna, com força de trabalho feminina.
9 – Macunaíma
Autor: Mário de AndradeEditora: Agir
Mário de Andrade foi um gênio brasileiro, o que é evidenciado nesta obra. Embora não seja de uma leitura fácil, é envolvente e divertido, sobretudo pela boa representação do típico malandro brasileiro.
10 – Édipo Rei
Autor: SófoclesEditora: L&PM
Para conhecer uma instigante tragédia grega e também um texto envolvente de investigação policial, em que o investigador é também o assassino. A história de Édipo é um marco do teatro da antiguidade e foi essencial para as teorias da psicanálise, desenvolvidas por Freud.
11 – Comédias Para Se Ler Na Escola
Autor: Luís Fernando VeríssimoEditora: Objetiva
Para entrar em contato com textos de um dos melhores cronistas brasileiros. São textos gostosos de ler, todos com muita qualidade. Além disso, os temas têm a ver com o dia a dia do estudante e também servem pra matar as saudades de quem já deixou a escola.
12 – Hamlet
Autor: William ShakespeareEditora: Martin Claret
Cerca de 200 anos antes do surgimento da psicanálise, Shakespeare mergulhava na consciência humana para escrever sua mais famosa peça de teatro. Os dilemas do príncipe Hamlet são os primeiros sintomas da modernidade. A obra influenciou profundamente os românticos, como o alemão Goethe, e até mesmo o filósofo Nietzsche.
Para ver a lista completa, acesse o hotsite Biblioteca Básica!
2 de março de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário