sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Plano de Curso de Filosofia EE Tiradentes

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL TIRADENTES

PLANEJAMENTO CURRICULAR DE FILOSOFIA

OBJETIVO GERAL

A finalidade da Filosofia no Ensino Médio, diante do exposto na lei nº: 9.394/96 e suas alterações, e da sua importância para a formação de todas as ciências, é contribuir para que os indivíduos sejam sujeitos de si mesmos conscientes e construtores de sua história. Preparando-os para uma vida criativa, atuante e distante de uma visão fragmentada sobre as questões que se desenrolam ao seu redor.
A preocupação da Filosofia como disciplina, será com a formação de um indivíduo crítico e responsável socialmente pelos seus atos. A possibilidade da formação deste indivíduo deve ser viabilizada para o adolescente, o jovem e o adulto dentro da escola transpondo as barreiras impostas pela educação tradicional, articulando-a de maneira dinâmica, eclética e democrática. Portanto, o conhecimento filosófico exigido pela comunidade escolar deve ser aquele que se preocupa em última instância no envolvimento de formas apropriadas de utilização da linguagem, do acervo e da produção da Filosofia. Ou seja, utilizando as suas construções a fim de tornar os discentes seres sociais ativos com entendimento diferenciado e concreto sobre vida social.
Nesse contexto, cabe à Filosofia garantir a visão de totalidade da história e do processo do conhecimento, sem negar a necessidade de especialização hoje imposta ao homem, mas também, desenvolvê-la no educando junto com outras questões indivisíveis da convivência humana.









1º ANO

CONTEÚDO
HABILIDADES
COMPETÊNCIA
METODOLOGIA
RECURSOS
AVALIAÇÃO
1. INTRODUÇÃO A FILOSOFIA
- A condição humana
- A atitude filosófica
- O que é a Filosofia?
- Por que a Filosofia é grega?
- A relação entre Mito e Filosofia
- Períodos e campos de investigação da Filosofia







Debater e argumentar de forma coerente sobre os temas abordados;
Aprimorar a autonomia intelectual e o pensamento crítico;
Demonstrar por meio de atividades práticas seu entendimento sobre os temas abordados;
Incentivar no aluno a formação dos valores éticos e morais para torná-lo um indivíduo capaz de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e igualitária;
Compreender e contextualizar os mecanismos utilizados no processo de conhecimento de temas ligados ao seu cotidiano;
Pensar e refletir sobre as questões que envolvem força e poder, cidadania, violência, discriminação, racismo e outros;
Fazer conexões de fatos que fazem parte do cotidiano e que devem ser analisados de forma crítica, participativa, à luz da Filosofia
A relação entre Mito e Filosofia
Os primeiros filósofos
Períodos e campos de investigação da Filosofia
- Aula expositiva dialogada
- Apresentação de seminários
- Oficinas dirigidas
- Trabalhos dirigidos com filmes e documentários
- Trabalhos dirigidos com músicas e imagens
- Leituras dirigidas (artigos de jornais, revistas e periódicos)
- Livros didáticos e paradidáticos
- Data show
- DVD player e televisor
- CD player
- Sala de informática
- Revistas, jornais e periódicos
As avaliações considerarão aspectos conceituais, atitudinais e procedimentais a partir dos seguintes procedimentos: Provas, trabalhos dirigidos, pesquisas e seminários
2. PRINCIPAIS PERÍODOS DA HISTÓRIA DA FILOSOFIA
- Noções sobre a Filosofia antiga
- Noções sobre a Filosofia Patrística e medieval
- Noções sobre a Filosofia Renascentista e moderna
- Noções sobre a Filosofia Iluminista e contemporânea
- Aspectos da Filosofia Contemporânea e a ideia de pós-modernidade
Noções sobre a Filosofia Iluminista e contemporânea
Aspectos da Filosofia Contemporânea I (séc. XIX)
- Aula expositiva dialogada
- Apresentação de seminários
- Oficinas dirigidas
- Trabalhos dirigidos com filmes e documentários
- Trabalhos dirigidos com músicas e imagens
- Leituras dirigidas (artigos de jornais, revistas e periódicos)
- Livros didáticos e paradidáticos
- Data show
- DVD player e televisor
- CD player
- Sala de informática
- Revistas, jornais e periódicos
As avaliações considerarão aspectos conceituais, atitudinais e procedimentais a partir dos seguintes procedimentos: Provas, trabalhos dirigidos, pesquisas e seminários
3. O CONHECIMENTO
- O que é o conhecimento
- As várias formas da verdade
- Modos de conhecer o mundo: Conhecimento, pensamento e linguagem
- O conhecimento pertinente
- A teoria do conhecimento na Antiguidade; o contraste na idade média
- A teoria do conhecimento a partir da idade moderna (racionalismo, empirismo, criticismo e iluminismo)
- Idealismo, Positivismo e a Crise da razão
Teoria do conhecimento: na Antiguidade; na Idade Média; a partir da Idade Moderna (racionalismo, empirismo, criticismo e iluminismo, idealismo, positivismo e a crise da razão)
- Aula expositiva dialogada
- Apresentação de seminários
- Oficinas dirigidas
- Trabalhos dirigidos com filmes e documentários
- Trabalhos dirigidos com músicas e imagens
- Leituras dirigidas (artigos de jornais, revistas e periódicos)
- Livros didáticos e paradidáticos
- Data show
- DVD player e televisor
- CD player
- Sala de informática
- Revistas, jornais e periódicos
As avaliações considerarão aspectos conceituais, atitudinais e procedimentais a partir dos seguintes procedimentos: Provas, trabalhos dirigidos, pesquisas e seminários
4. A RAZÃO
- Os vários sentidos da palavra Razão
- Os princípios racionais; a intuição; a dedução e abdução
- A razão inata e Razão adquirida
- A solução de Leibniz; Kant e Hegel
A razão inata e Razão adquirida
A solução de Leibniz; Kant e Hegel
- Aula expositiva dialogada
-seminários
- Oficinas dirigidas
- Trabalhos dirigidos com filmes e documentários
- Trabalhos dirigidos com músicas e imagens
- Leituras dirigidas (artigos de jornais, revistas e periódicos)
- Livros didáticos e paradidáticos
- Data show
- DVD player e televisor
- CD player
- Sala de informática
- Revistas, jornais e periódicos
As avaliações considerarão aspectos conceituais, atitudinais e procedimentais a partir dos seguintes procedimentos: Provas, trabalhos dirigidos, pesquisas e seminários

PLANEJAMENTO CURRICULAR DE FILOSOFIA
2º ANO

CONTEÚDO
COMPETÊNCIA
HABILIDADES
METODOLOGIA
RECURSOS
AVALIAÇÃO
1.  O FAZER HUMANO
- A evolução da técnica; O descobrir; O inventar e o Criar
Técnica; Ciência; A valorização do trabalho; - Trabalho e Alienação
- A sociedade pós-industrial e Sociedade tecnocrática
- O mundo globalizado; - A cultura diante dos processos da globalização e o Paradigma da modernidade







Debater e argumentar de forma coerente sobre os temas abordados;
Aprimorar a autonomia intelectual e o pensamento crítico;
Demonstrar por meio de atividades práticas seu entendimento sobre os temas abordados;
Incentivar no aluno a formação dos valores éticos e morais para torná-lo um indivíduo capaz de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e igualitária;
Compreender e contextualizar os mecanismos utilizados no processo de conhecimento de temas ligados ao seu cotidiano;
Pensar e refletir sobre as questões que envolvem força e poder, cidadania, violência, discriminação, racismo e outros;
Fazer conexões de fatos que fazem parte do cotidiano e que devem ser analisados de forma crítica, participativa, à luz da Filosofia
Trabalho e Alienação
A sociedade pós-industrial e Sociedade tecnocrática
O mundo globalizado: o que é globalização e um novo paradigma
- Aula expositiva dialogada
- Apresentação de seminários
- Oficinas dirigidas
- Trabalhos dirigidos com filmes e documentários
- Trabalhos dirigidos com músicas e imagens
- Leituras dirigidas (artigos de jornais, revistas e periódicos)
- Livros didáticos e paradidáticos
- Data show
- DVD player e televisor
- CD player
- Sala de informática
- Revistas, jornais e periódicos
As avaliações considerarão aspectos conceituais, atitudinais e procedimentais a partir dos seguintes procedimentos: Provas, trabalhos dirigidos, pesquisas e seminários
2. A CULTURA
- O que é a cultura?
- Os sentidos da cultura; - Conceito restrito de cultura
- O conceito antropológico de cultura
- A pluralidade cultural
Cultura: tradição e inovação
A pluralidade cultural
Cultura: tradição e inovação
- Aula expositiva dialogada
- Apresentação de seminários
- Oficinas dirigidas
- Trabalhos dirigidos com filmes e documentários
- Trabalhos dirigidos com músicas e imagens
- Leituras dirigidas (artigos de jornais, revistas e periódicos)
- Livros didáticos e paradidáticos
- Data show
- DVD player e televisor
- CD player
- Sala de informática
- Revistas, jornais e periódicos
As avaliações considerarão aspectos conceituais, atitudinais e procedimentais a partir dos seguintes procedimentos: Provas, trabalhos dirigidos, pesquisas e seminários
3. A IDEOLOGIA
- Os vários conceitos de Ideologia
- Senso comum e Ideologia
- Do senso comum ao bom senso
- A contra ideologia
O fim da Ideologia?
Outras concepções de ideologia; fim da Ideologia?
- Aula expositiva dialogada
- Apresentação de seminários
- Oficinas dirigidas
- Trabalhos dirigidos com filmes e documentários
- Trabalhos dirigidos com músicas e imagens
- Leituras dirigidas (artigos de jornais, revistas e periódicos)
- Livros didáticos e paradidáticos
- Data show
- DVD player e televisor
- CD player
- Sala de informática
- Revistas, jornais e periódicos
As avaliações considerarão aspectos conceituais, atitudinais e procedimentais a partir dos seguintes procedimentos: Provas, trabalhos dirigidos, pesquisas e seminários
4.  ASPECTOS DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA
- A era das incertezas; O existencialismo: o drama da existência; A Fenomenologia e o retorno às próprias coisas
- A Filosofia Analítica: a visão de Russel e Wittgenstein
- A escola de Franckfurt: uma teoria crítica contra a opressão social.
- A Filosofia pós-moderna: A pluralidade dos caminhos e das culturas
Filosofia Analítica: a visão de Russel e Wittgenstein;
Escola de Franckfurt: uma teoria crítica contra a opressão social;
Filosofia Pós-Moderna: A pluralidade dos caminhos e das culturas
- Aula expositiva dialogada
- Apresentação de seminários
- Oficinas dirigidas
- Trabalhos dirigidos com filmes e documentários
- Trabalhos dirigidos com músicas e imagens
- Leituras dirigidas (artigos de jornais, revistas e periódicos)
- Livros didáticos e paradidáticos
- Data show
- DVD player e televisor
- CD player
- Sala de informática
- Revistas, jornais e periódicos
As avaliações considerarão aspectos conceituais, atitudinais e procedimentais a partir dos seguintes procedimentos: Provas, trabalhos dirigidos, pesquisas e seminários







PLANEJAMENTO CURRICULAR DE FILOSOFIA
3º ANO

CONTEÚDO
COMPETÊNCIA
HABILIDADES
METODOLOGIA
RECURSOS
AVALIAÇÃO
1. O CONHECIMENTO CIENTÍFICO
- O que é ciência?
- Características do conhecimento científico; Os mitos da ciência.
- Ciência e Filosofia
- A ciência grega antecedentes; A ciência medieval; A Idade Moderna e a revolução científica
- A ciência e seus métodos; As ciências da natureza; O método experimental; O método das ciências humanas; As ciências humanas e a expansão das ciências naturais.
- O caráter provisório das ciências







Debater e argumentar de forma coerente sobre os temas abordados;
Aprimorar a autonomia intelectual e o pensamento crítico;
Demonstrar por meio de atividades práticas seu entendimento sobre os temas abordados;
Incentivar no aluno a formação dos valores éticos e morais para torná-lo um indivíduo capaz de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e igualitária;
Compreender e contextualizar os mecanismos utilizados no processo de conhecimento de temas ligados ao seu cotidiano;
Pensar e refletir sobre as questões que envolvem força e poder, cidadania, violência, discriminação, racismo e outros;
Fazer conexões de fatos que fazem parte do cotidiano e que devem ser analisados de forma crítica, participativa, à luz da Filosofia
Breve histórico da ciência: a ciência grega: antecedentes e Grécia clássica; a ciência medieval; a Idade Moderna e a Revolução Científica; as ciências humanas e a expansão das ciências naturais
- Aula expositiva dialogada
- Apresentação de seminários
- Oficinas dirigidas
- Trabalhos dirigidos com filmes e documentários
- Trabalhos dirigidos com músicas e imagens
- Leituras dirigidas (artigos de jornais, revistas e periódicos)
- Livros didáticos e paradidáticos
- Data show
- DVD player e televisor
- CD player
- Sala de informática
- Revistas, jornais e periódicos
As avaliações considerarão aspectos conceituais, atitudinais e procedimentais a partir dos seguintes procedimentos: Provas, trabalhos dirigidos, pesquisas e seminários
2.  O CAMPO DA ÉTICA E DA MORAL
- Introdução: O que são os valores?; Juízos de fato e Juízos de valor
- O que é a moral?; O sujeito moral
- A virtude e a construção da personalidade moral
- Concepções sobre a ética; A felicidade como bem supremo; Hedonistas e Estóicos
- A moral religiosa da idade média; a ética de Espinosa; o formalismo kantiano
- A questão moral hoje
O que é moral: o sujeito moral; obrigação e liberdade; a virtude; a construção da personalidade moral; progresso moral.
Concepções éticas: a felicidade como bem supremo; Hedonistas e Estóicos; moral e religião na Idade Média; a ética de Espinosa; o formalismo kantiano; moral e existência; a questão moral hoje
- Aula expositiva dialogada
- Apresentação de seminários
- Oficinas dirigidas
- Trabalhos dirigidos com filmes e documentários
- Trabalhos dirigidos com músicas e imagens
- Leituras dirigidas (artigos de jornais, revistas e periódicos)
- Livros didáticos e paradidáticos
- Data show
- DVD player e televisor
- CD player
- Sala de informática
- Revistas, jornais e periódicos
As avaliações considerarão aspectos conceituais, atitudinais e procedimentais a partir dos seguintes procedimentos: Provas, trabalhos dirigidos, pesquisas e seminários
3. A CONSTRUÇÃO DA LIBERDADE; DA DEMOCRACIA E DA CIDADANIA
- Destino: O que tem de ser será?
- Ser livre é fazer o que quer?
- Vontade autônoma ou heterônoma?; As três concepções de liberdade.O que é Política?
- O significado de cidadania
- O desafio da democracia
- Democracia e cidadania
Cidadania: concepção grega de cidadania; o significado de cidadania; poderes paralelos
O desafio da democracia: conceito de democracia; democracia e cidadania; campos do exercício democrático; os riscos da democracia
- Aula expositiva dialogada
- Apresentação de seminários
- Oficinas dirigidas
- Trabalhos dirigidos com filmes e documentários
- Trabalhos dirigidos com músicas e imagens
- Leituras dirigidas (artigos de jornais, revistas e periódicos)
- Livros didáticos e paradidáticos
- Data show
- DVD player e televisor
- CD player
- Sala de informática
- Revistas, jornais e periódicos
As avaliações considerarão aspectos conceituais, atitudinais e procedimentais a partir dos seguintes procedimentos: Provas, trabalhos dirigidos, pesquisas e seminários
4. ESTÉTICO
- Estética: a vivência através da Arte
Juízos de gosto e Juízos estéticos
- O Belo natural e o Belo artístico
- A arte e a técnica
- A arte como fenômeno social
- A arte e a cultura de massa ou indústria cultural
- A arte como forma de ler e viver o mundo
A arte e a técnica
A arte como fenômeno social
A arte e a cultura de massa ou indústria cultural
A arte como forma de ler e viver o mundo
- Aula expositiva dialogada
- Apresentação de seminários
- Oficinas dirigidas
- Trabalhos dirigidos com filmes e documentários
- Trabalhos dirigidos com músicas e imagens
- Leituras dirigidas (artigos de jornais, revistas e periódicos)
- Livros didáticos e paradidáticos
- Data show
- DVD player e televisor
- CD player
- Sala de informática
- Revistas, jornais e periódicos
As avaliações considerarão aspectos conceituais, atitudinais e procedimentais a partir dos seguintes procedimentos: Provas, trabalhos dirigidos, pesquisas e seminários
















REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO


ABBAGBAMO, N. História da Filosofia. Lisboa. Presença, 1979.
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda e MARTINS, Maria Helena Pires. Temas de filosofia. São Paulo: Moderna, 2009.
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda e MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando- introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 2009.
BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio/ Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica- Brasília: MEC; SEMTEC; 2002.
CHALITA, Gabriel. Vivendo a Filosofia. São Paulo: Ática, 2009.
CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 1995.
_____________, Ciências humanas e suas tecnologias, orientação curricular para o ensino médio; vol.3, secretaria de educação básica- Brasília, 2006.
CORDI & Outros autores. Para filosofar. São Paulo: Scipione, 2000.
COTRIM, Gilberto. Fundamentos da filosofia. São Paulo: Saraiva, 2008.
FAGUNDES. Márcia Botelho. Aprendendo valores éticos. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
GARDER, Jostein. O Mundo de Sofia. São Paulo: Cia das Letras, 2005.
INÊS, Lacerda Araújo. Introdução à Filosofia da Ciência. Ed. UFPR; 2004.
JUNIOR, Caio Prado. O que é filosofia. Coleção Primeiros Passos. 17ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1990.
JUNIOR, Paulo Ghiraldelli. Introdução À filosofia. São Paulo: Manole, 2003.
MAIA, Eny Marisa, Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, Brasília, 1999.
MARCONDES, Danilo. Iniciação à história da filosofia, Gorge Azhar Editora: Rio de Janeiro, 2006.
NUNES, César Aparecido. Aprendendo filosofia. 6ª ed. São Paulo: Papirus, 1996.
PADOVANI, Umberto. História da Filosofia. Melhoramentos: São Paulo, 1981.
REALE, Giovani; ANTISERI, D. História da Filosofia. São Paulo: Paulinas, 2005.
SOUZA, Sonia Maria Ribeiro de. Um outro olhar: filosofia. São Paulo: FTD, 1995.
TELES, Maria Luiza Silveira. Filosofia para jovens- uma iniciação à filosofia. Rio de Janeiro: Vozes, 1996.

Nenhum comentário:

Postar um comentário