sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Plano de Curso de História da EE Tiradentes

ESCOLA ESTADUAL TIRADENTES
DISCIPLINA: HISTÓRIA
CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 80 h/a
PROFESSORES: LUIS ANDRADE, LEONARDO, SAUL, SANTANA, AROLDO, ELIAS RICARDINO

OBJETIVO GERAL:
·         Enfatizar as relações políticas, econômicas, sócio-culturais e artísticas presentes nas sociedade ao longo do tempo, proporcionar aos nossos alunos os estudos de suas origens, as transformações ocorridas no mundo e no Brasil ao longo dos séculos e permitir conhecer e compreender a atualidade;
·         Perceber e compreender como as relações entre os homens constroem a história:
·         Compreender que a história é construída coletivamente num processo contínuo de mudança e permanência, semelhanças e diferenças, e que o passado se articula com o presente e futuro.
·         Entender as relações entre os homens ao longo dos tempos.
UNIDADES TEMÁTICAS: HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

1º ANO

I – EIXO 1 – FORMAS E RELAÇOES DE TRABALHO
UNIDADES TEMÁTICAS: CONTEÚDOS
HABILIDADES
COMPETÊNCIAS
- Formas e condições de trabalho na Europa, durante a Antiguidade Clássica e Idade Média
1.         A escravidão na Grécia e em Roma; o hilotismo grego; trabalho urbano, campesinato e colonato em Roma; 1.2. Servidão, trabalho doméstico e as corporações de ofícios na sociedade medieval;
2.         Formas e condições de trabalho na América espanhola e anglo-saxônica, durante os períodos pré-colombiano, colonial e pós-independência; 2.1. Servidão coletiva no período pré-colombiano: incas, maias e astecas; 2.2. Escravidão e trabalho compulsório: "mita", "encomienda", "repartimento", servidão por contrato escravidão africana.






- Descrever, interpretar, conceituar e relacionar, a partir de fontes artísticas, literárias e históricas, as diferentes formas de trabalho, percebendo o significado dos fatores étnicos, socioeconômicos, culturais e políticos na sua organização







-Elaborar sínteses a partir da análise de estudos históricos

EIXO 2: INSTITUIÇÕES E MOVIMENTOS SOCIAIS
UNIDADES TEMÁTICAS: CONTEÚDOS
HABILIDADES
COMPETÊNCIAS
1     Relações de poder, construção e constituição do Estado, durante a Antiguidade Clássica, Idade Media: 1.1. Estado e poder na Grécia e em Roma; 1.2. Estados germânicos, o Império Islâmico e a gênese do mundo medieval; 1.3. Instituições e poder na sociedade medieval: as monarquias feudais e os poderes locais (senhorios e cidades) e universais (Império e Papado);
2     Relações de poder, construção e constituição do Estado na América espanhola e anglo saxônica, nos períodos pré-colombiano, 2.1. Instituições e poder na America pré-colombiana: maias, incas e astecas, das tribos aos Estados;




_ Descrever, interpretar, conceituar e relacionar, a partir de fontes artísticas, literárias e históricas, as diferentes formas de concepção, expressão e representação do poder e de sua contestação.






_ Reconhecer o papel das estruturas e dos indivíduos na trama histórica;
_ Aplicar conceitos históricos ao estudo de sociedades complexas, reconhecendo seu dinamismo e tensões internas




EIXO 3: CULTURA E SOCIEDADE
UNIDADES TEMÁTICAS: CONTEÚDOS
HABILIDADES
COMPETÊNCIAS
1      Formas de organização e expressão artística e cultural, durante a Antiguidade Clássica, Idade Media: religião e religiosidade, mentalidade e imaginário: 1.1. A cultura greco-romana; 1.2. A Igreja e a Cultura Medieval
2      Formas de organização e expressão da religiosidade, do imaginário e da mentalidade nas Américas, durante os períodos pré-colombianos 2.1. Confrontos de culturas: o eurocentrismo e as percepções estereotipadas da América, do Brasil e da Amazônia (especialmente: a visão dos homens de ciência e exploradores sobre a natureza e as sociedades amazônicas); 2.2. O mundo atlântico e o intercâmbio entre as culturas americana, africana e européia. 3. Eruditos, culturas populares e hibridismo cultural no Brasil, durante o período colonial : 3.1. Povos ceramistas no Brasil e os sítios arqueológicos da Amazônia e do Amapá;





_ Conhecer as formas de manifestação e expressão cultural, no tempo e no espaço;





_ Descrever, interpretar, conceituar e relacionar, a partir de fontes artísticas, literárias e históricas, as diferentes formas de organização e manifestação cultural, artística e religiosa.






_ Dimensionar, em diferentes temporalidades, as relações entre a sociedade, a cultura e a natureza;





_ Compreender a diversidade cultural e seus significados para os diferentes povos, grupos étnicos e sociais;


PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
 - Aula expositiva e dialogada; Seminários; Atividades em Grupo, Filmes e documentários
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO:
- Os alunos serão submetidos a avaliações periódicas de acordo com as determinações e padrões estabelecidos pela serviço técnico da E. E. Tiradentes
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
- Por dentro da história: volume 1,2 e 3 / Pedro Santiago, Cecília Cerqueira, Maria Aparecida Pontes – 1 edição – SP – Edições Escala Educacional
- História Geral e do Brasil: volume 1,2 e 3 / Cláudio Vicentino, Gianpaolo Dorigo – SP – Editora Scipione

SITES : http.www.historianet.com.br

ESCOLA ESTADUAL TIRADENTES
DISCIPLINA: HISTÓRIA
CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 80 h/a
PROFESSORES: LUIS ANDRADE, LEONARDO, SAUL, SANTANA, AROLDO, ELIAS RICARDINO

OBJETIVO GERAL:
·         Enfatizar as relações políticas, econômicas, sócio-culturais e artísticas presentes nas sociedade ao longo do tempo, proporcionar aos nossos alunos os estudos de suas origens, as transformações ocorridas no mundo e no Brasil ao longo dos séculos e permitir conhecer e compreender a atualidade;
·         Perceber e compreender como as relações entre os homens constroem a história:
·         Compreender que a história é construída coletivamente num processo contínuo de mudança e permanência, semelhanças e diferenças, e que o passado se articula com o presente e futuro.
·         Entender as relações entre os homens ao longo dos tempos.
UNIDADES TEMÁTICAS: HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
                                                                                 
2º ANO

I – EIXO 1 – FORMAS E RELAÇOES DE TRABALHO
UNIDADES TEMÁTICAS: CONTEÚDOS
HABILIDADES
COMPETÊNCIAS
1.Formas e condições de trabalho no Brasil, durante o período colonial e no pós independência, especialmente nas áreas urbanas e de produção mineral, de agropecuária e de extrativismo vegetal: 1.1. O trabalho indígena nas missões e durante a vigência do Diretório pombalino na Amazonia, particularmente, na região que compreende o atual Estado do Amapá; 1.2. Escravidão de negros e índios na agricultura, na pecuária e nas minas; 1.3. A reorganização dos Corpos de Trabalhadores na Amazônia dos pós-Cabanagem;




- Descrever, interpretar, conceituar e relacionar, a partir de fontes artísticas, literárias e históricas, as diferentes formas de trabalho, percebendo o significado dos fatores étnicos, socioeconômicos, culturais e políticos na sua organização





- Elaborar sínteses a partir da análise de estudos históricos




EIXO 2: INSTITUIÇÕES E MOVIMENTOS SOCIAIS
UNIDADES TEMÁTICAS: CONTEÚDOS
HABILIDADES
COMPETÊNCIAS
1. Relações de poder, construção e constituição do Estado, durante a Idade Moderna e Idade Contemporânea. 1.2. Estado Moderno e Absolutismo Monárquico; 1.3. Mercantilismo e Sistema Colonial;
1.4. Capitalismo e Revolução Industrial; 1.4. Ilustração e Despotismo Esclarecido e Revolução Francesa; 1.5. Conservadorismo, Liberalismo e Nacionalismo 2. Relações de poder, construção e constituição do Estado na América espanhola e anglo saxônica no período pós-independência: 2.2. A formação dos Estados Nacionais: a Revolução Americana e Independência na América Espanhola 3. Relações de poder, construção e constituição do Estado no Brasil no período colonial e no pós independência: 3.1. O sistema de exploração colonial e a organização político administrativa e militar na América Portuguesa: Capitanias Hereditárias, Governos-Gerais, Vice-reinos, Câmaras Municipais, fortificações e fundações de vilas (em particular a construção da Fortaleza de São José de Macapá e a fundação das vilas de Macapá e Mazagão); 3.2. As fugas e revoltas dos escravos (como o Quilombo dos Palmares e aqueles constituídos na região que compreende o atual estado do Amapá); 3.3. Igreja e Estado: o Padroado Régio, Mesa de Consciência e Ordens e as visitações do Santo Ofício; 3.3. Instituições e poder na Amazônia no período colonial: as missões religiosas, a administração metropolitana e a política pombalina; 3.5. A influência da Revolução Americana e da Revolução Francesa no processo de gestação da consciência nacional no Brasil (repercussões do ideário iluminista e liberal nos movimentos como: Inconfidência Mineira, Conjuração Baiana e Revolução Pernambucana); 3.6. O processo de Independência e a questão do Vintismo no Pará; 3.7. Formação do Estado Nacional, as revoltas regenciais e a consolidação do poder das elites agrárias











_ Elaborar sínteses a partir da análise de estudos históricos;

























_ Descrever, interpretar, conceituar e relacionar, a partir de fontes artísticas, literárias e históricas, as diferentes formas de concepção, expressão e representação do poder e de sua contestação.
















- Reconhecer o papel das estruturas e dos indivíduos na trama histórica;

























_ Aplicar conceitos históricos ao estudo de sociedades complexas, reconhecendo seu dinamismo e tensões internas;










EIXO 3: CULTURA E SOCIEDADE

UNIDADES TEMÁTICAS: CONTEÚDOS
HABILIDADES
COMPETÊNCIAS
1. Formas de organização e expressão artística e cultural, durante a Idade Moderna: religião e religiosidade, mentalidade e imaginário:
1.2. Pensamento moderno: Humanismo e Renascimento; 1.4. Reforma religiosa, Contra-Reforma e a ética capitalista; 1.5. Iluminismo: pensamento e política da sociedade burguesa
_ Conhecer as formas de manifestação e expressão cultural, no tempo e no espaço;

_ Descrever, interpretar, conceituar e relacionar, a partir de fontes artísticas, literárias e históricas, as diferentes formas de organização e manifestação cultural, artística e religiosa.
_ Dimensionar, em diferentes temporalidades, as relações entre a sociedade, a cultura e a natureza;

_ Compreender a diversidade cultural e seus significados para os diferentes povos, grupos étnicos e sociais;



PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
 - Aula expositiva e dialogada; Seminários; Atividades em Grupo, Filmes e documentários
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO:
- Os alunos serão submetidos a avaliações periódicas de acordo com as determinações e padrões estabelecidos pela serviço técnico da E. E. Tiradentes
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
- Por dentro da história: volume 1,2 e 3 / Pedro Santiago, Cecília Cerqueira, Maria Aparecida Pontes – 1 edição – SP – Edições Escala Educacional
- História Geral e do Brasil: volume 1,2 e 3 / Cláudio Vicentino, Gianpaolo Dorigo – SP – Editora Scipione

ESCOLA ESTADUAL TIRADENTES
DISCIPLINA: HISTÓRIA
CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 80 h/a
PROFESSORES: LUIS ANDRADE, LEONARDO, SAUL, SANTANA, AROLDO, ELIAS RICARDINO


OBJETIVO GERAL:
·         Enfatizar as relações políticas, econômicas, sócio-culturais e artísticas presentes nas sociedade ao longo do tempo, proporcionar aos nossos alunos os estudos de suas origens, as transformações ocorridas no mundo e no Brasil ao longo dos séculos e permitir conhecer e compreender a atualidade;
·         Perceber e compreender como as relações entre os homens constroem a história:
·         Compreender que a história é construída coletivamente num processo contínuo de mudança e permanência, semelhanças e diferenças, e que o passado se articula com o presente e futuro.
·         Entender as relações entre os homens ao longo dos tempos.
UNIDADES TEMÁTICAS: HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

3ºANO

I – EIXO 1 – FORMAS E RELAÇOES DE TRABALHO
UNIDADES TEMÁTICAS: CONTEÚDOS
HABILIDADES
COMPETÊNCIAS
1      Formas e condições de trabalho na Europa na América e no Brasil, durante a Idade Contemporânea: 1.1. O trabalho nas fábricas; 1.2. As transformações ocorridas no trabalho, no campo e na cidade: da Revolução Industrial e Tecnológica aos dias atuais;
2      O sistema de aviamento e a exploração extrativista na Amazônia; 2.1. O trabalho livre na lavoura cafeeira: o sistema de parceria, a locação de serviços e o colonato; 2.2. O trabalho no campo e na cidade e, em especial, as transformações ocorridas com o advento da industrialização no Brasil até os dias atuais.
3      Movimentos migratórios espontâneos, dirigidos e compulsórios e suas relações com o processo de formação da classe trabalhadora: imigração européia, o êxodo rural, imigração asiática; 3.1 Formas de regulamentação do trabalho, legislação sindical e trabalhista. 3.2. o trabalho urbano e industrial






- Descrever, interpretar, conceituar e relacionar, a partir de fontes artísticas, literárias e históricas, as diferentes formas de trabalho, percebendo o significado dos fatores étnicos, socioeconômicos, culturais e políticos na sua organização








-Elaborar sínteses a partir da análise de estudos históricos










EIXO 2: INSTITUIÇÕES E MOVIMENTOS SOCIAIS
UNIDADES TEMÁTICAS: CONTEÚDOS
HABILIDADES
COMPETÊNCIAS
1. Relações de poder, construção e constituição do Estado, durante a Idade Contemporânea. 1.1. Imperialismo e Neocolonialismo: da partilha afro-asiático a Primeira Guerra Mundial; 1.2.Estado socialista: União Soviética, China e Cuba; 1.3. Estado totalitário: Nazismo, Fascismo e Stalinismo; 1.4. A Segunda Guerra Mundial e o início da Guerra Fria; 1.5. Da descolonização a nova ordem mundial.
2. O imperialismo Norte americano: do Destino Manifesto e a expansão externa; 2.1. A crise de 1929 e a política do New Deal; 2.2. América Latina: do Caudilhismo ao “Populismo”; 2.3. Os regimes militares na América Latina; 2.4. A Teologia da Libertação na América Latina;
3. Relações de poder, construção e constituição do Estado no Brasil no pós independência aos dias atuais: 3.1. Questões fronteiriças: a demarcação dos limites entre o Brasil e a Guiana Francesa, conflitos diplomáticos, guerras e alianças; 3.2. A crise do Império e a Proclamação da Republica; 3.3. Da Republica de Espada a Republica Oligárquica; 3.4. Movimentos sociais na Primeira República: Guerra da Canudos, Guerra do Contestado, movimento operário e tenentismo; 3.5 A Revolução de 30 e as transformações sociais e econômicas; 3.6. O Estado Novo, o queremismo e o trabalhismo; 3.7 O Brasil e os Acordos de Washington: a Batalha da Borracha e a criação da Base Aérea de Amapá; 3.8. As políticas de integração nacional e a exploração das áreas fronteiriças: a formação dos territórios federais (em particular do Amapá), o nacional-desenvolvimentismo e os grandes projetos agropecuários e minerais na Amazônia; 3.9. Regime Militar: Ditadura e resistência (em especial: a Guerrilha do Araguaia e a perseguição aos “comunistas” no Amapá); 3.10. Conflitos pela terra na Amazônia; 3.11. A Redemocratização no Brasil: da abertura política ao Neoliberalismo.














__ Descrever, interpretar, conceituar e relacionar, a partir de fontes artísticas, literárias e históricas, as diferentes formas de concepção, expressão e representação do poder e de sua contestação.








_ Reconhecer o papel das estruturas e dos indivíduos na trama histórica;













_ Aplicar conceitos históricos ao estudo de sociedades complexas, reconhecendo seu dinamismo e tensões internas;





EIXO 3: CULTURA E SOCIEDADE
UNIDADES TEMÁTICAS: CONTEÚDOS
HABILIDADES
COMPETÊNCIAS
1. Formas de organização e expressão artística e cultural, durante a Idade Contemporânea: religião e religiosidade, mentalidade e imaginário:
1.2. Movimentos artísticos e culturais no mundo contemporâneo; 1.3. Arte e cultura na época da comunicação de massas
2. a Belle Époque no Rio de Janeiro e na Amazonia, a Semana de Arte Moderna, a Bossa Nova, a MPB, o Tropicalismo, o Cinema Novo, o Rock Nacional
3. Os modos de vida dos amapaenses face às políticas modernizadoras promovidas pelo governo de Janary Nunes; 3.1. Cultos e devoções: a cultura dos portugueses, índios e africanos, desde o período colonial, particularmente manifestações culturais como o Turé, o Marabaixo e o Batuque, praticadas no Amapá.




_ Conhecer as formas de manifestação e expressão cultural, no tempo e no espaço;





_ Descrever, interpretar, conceituar e relacionar, a partir de fontes artísticas, literárias e históricas, as diferentes formas de organização e manifestação cultural, artística e religiosa.




_ Dimensionar, em diferentes temporalidades, as relações entre a sociedade, a cultura e a natureza;





_ Compreender a diversidade cultural e seus significados para os diferentes povos, grupos étnicos e sociais;



PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
 - Aula expositiva e dialogada; Seminários; Atividades em Grupo, Filmes e documentários

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO:
- Os alunos serão submetidos a avaliações periódicas de acordo com as determinações e padrões estabelecidos pela serviço técnico da E. E. Tiradentes

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
- Por dentro da história: volume 1,2 e 3 / Pedro Santiago, Cecília Cerqueira, Maria Aparecida Pontes – 1 edição – SP – Edições Escala Educacional
- História Geral e do Brasil: volume 1,2 e 3 / Cláudio Vicentino, Gianpaolo Dorigo – SP – Editora Scipione

SITES : http.www.historianet.com.br


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