sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Plano de Curso de Sociologia

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL TIRADENTES

PLANEJAMENTO CURRICULAR DE SOCIOLOGIA

OBJETIVO GERAL

A Sociologia enquanto ciência e disciplina, ao longo de sua construção e contribuição histórica desde o final do século XIX, seria aquela que oferta e busca modos de pensar sobre a realidade, distante dos casuísmos que quase sempre empregamos as coisas que acontecem no dia-a-dia. Ela procura causas e elementos que fazem parte de um problema construído pela coletividade. Portanto, contribui como mais uma ferramenta para a compreensão científica dos problemas sociais dos quais estamos envolvidos, buscando respostas ou tentando encontrar soluções para esses problemas.
Para (MILLS, 1965, p. 11-18) [1], no livro: “Imaginação Sociológica” da década de 50, a Sociologia serve para desenvolver uma “imaginação sociológica”. Segundo o autor, a imaginação é a capacidade de o indivíduo perceber aquilo que ocorre no cotidiano de sua vida e de seus contemporâneos ao se relacionar com questões mais amplas que ocorrem na sociedade.
Em um mundo globalizado, em que culturas, processos políticos e econômicos parecem fugir do controle. A construção do conhecimento originado nas Ciências Humanas fazendo parte desta a Sociologia e suas convenções constituem-se como condição imprescindível para a compreensão da vida social, evitando dessa forma a fragmentação, a perda de referências ou informações essenciais que nos leva, ás vezes, justificar várias formas de reação dissociativas que ocorrem dentro de nossa sociedade.
Nesse sentido, em outras palavras, o Sociólogo ou os mediadores da Sociologia na escola podem encontrar material de estudo naquilo já produzido por esta ciência ao longo de sua história e em quase todas as atividades humanas ou no conhecimento de outras disciplinas. Porém, como diz: (BERGER, 1994. p, 38) [2], precisam processá-las com um tipo especial de abstração que as transforma em uma visão sociológica mais acessível à compreensão dos educandos.
Compreender a sociedade, sua gênese as transformações e os múltiplos fatores que nela intervêm como produtos da ação humana e dos agentes sociais e, os processos sociais como orientadores da dinâmica dos diferentes grupos de indivíduos, bem como, o reconhecimento dos educandos sobre o seu papel enquanto ser social, dinâmico, crítico, são as principais finalidades das competências e habilidades buscadas por esta ciência e disciplina.
Isso significa que na prática escolar, a Sociologia propõe-se a difundir o conhecimento sociológico de modo claro e compreensivo sobre a realidade social de maneira concreta e diversificada, a partir da realidade dos educandos e dos educadores, e ainda, dar a esse coletivo escolar a possibilidade de dialogar sobre as questões sociais, como, por exemplo: o trabalho, as classes sociais, o papel da família, da política, do Estado,  da escola, da religião, dos aspectos culturais e da ideologia que se manifesta no seu cotidiano.
Com base na oferta das teorias sociológicas, os discentes teriam elementos concretos a partir da argumentação lógica e empírica que justificariam o modo de pensar de uma sociedade, dos grupos sociais, da comunidade. Isso em termos sincrônico ou diacrônico, de hoje ou de ontem. Assim, aproximando o aluno de uma linguagem especial que a Sociologia oferece para a desnaturalização das concepções-explicações dos fenômenos sociais. Portanto, ofertando condições para o exercício pleno da cidadania e fundamentos para atuar na construção de uma sociedade diversa, autônoma, emancipada e emancipadora.
A disciplina sociologia tem um papel importante na educação, pois possibilita o acesso a conhecimentos que contribuem para a formação dos alunos, estimulando sua concepção de ser humano, indivíduo e cidadão. A escola com a contribuição desta ciência pode formar o cidadão que irá ajudar a manter ou modificar o padrão social vigente.
E ainda, como princípio básico, fornecer aos alunos os devidos conhecimentos nessa disciplina das ciências humanas, fazendo uma síntese das principais escolas e pensamentos sociológicos, sob um prisma histórico, crítico e interdisciplinar. Procurando caminhar pelo desenvolvimento do seu pensamento das conjunturas que propiciaram a elaboração de suas diferentes abordagens para o entendimento do homem social.
A educação é uma necessidade vital de todo ser humano para a autoafirmação como cidadão, sendo seus colaboradores e responsáveis o Estado e a Família. Com isso, tem em vista o desenvolvimento pleno da pessoa para sua inserção nas dimensões: sociopolítica, econômica, cultural e religiosa etc., A educação é o único mecanismo que possibilita o ser humano a se apropriar de seus direitos e deveres e a Sociologia como ciência que busca compreender a dinâmica dos processos sociais e dos indivíduos que a compõem, não poderia deixar de contribuir com a formação intelectual dos milhares de frequentadores da escola.

1º ano

CONTEÚDO
COMPETÊNCIA
HABILIDADES
METODOLOGIA
RECURSOS
AVALIAÇÃO
1. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO HOMEM
1.1. A relação Indivíduo e Sociedade
1.2. A contribuição da Filosofia renascentista para as Ciências Sociais
1.3. A revolução industrial e o surgimento das ciências sociais
1.4. A proposta e o papel da Sociologia
Discutir a relação entre o individual e a sociedade, considerando o desenvolvimento do racionalismo, da técnica e da tecnologia e sua contribuição para o desenvolvimento da sociedade moderna, do capitalismo e da ciência, em especial da sociologia
Refletir sobre a relação indivíduo e sociedade
Compreender o desenvolvimento da ciência, em especial da sociologia, e do sistema produtivo
- Aula expositiva dialogada
- Apresentação de seminários
- Oficinas dirigidas
- Trabalhos dirigidos com filmes e documentários
- Trabalhos dirigidos com músicas e imagens
- Leituras dirigidas (artigos de jornais, revistas e periódicos)
- Livros didáticos e paradidáticos
- Data show
- DVD player e televisor
- CD player
- Sala de informática
- Revistas, jornais e periódicos
As avaliações considerarão aspectos conceituais, atitudinais e procedimentais a partir dos seguintes procedimentos: Provas, trabalhos dirigidos, pesquisas e seminários

2. A CONVIVÊNCIA HUMANA
2.1. Sociabilidade e socialização
2.2. Contatos sociais
2.3. O isolamento social e a importância da comunicação
2.4. Interação social
2.5. Processos sociais
Discutir os fundamentos elementares que articulam a vida em coletividade
Compreender as formas e os processos de interação e isolamento entre os indivíduos
- Aula expositiva dialogada
- Apresentação de seminários
- Oficinas dirigidas
- Trabalhos dirigidos com filmes e documentários
- Trabalhos dirigidos com músicas e imagens
- Leituras dirigidas (artigos de jornais, revistas e periódicos)
- Livros didáticos e paradidáticos
- Data show
- DVD player e televisor
- CD player
- Sala de informática
- Revistas, jornais e periódicos
As avaliações considerarão aspectos conceituais, atitudinais e procedimentais a partir dos seguintes procedimentos: Provas, trabalhos dirigidos, pesquisas e seminários

3. COMUNIDADE; SOCIEDADE; CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS
3.1. Conceito de comunidade
3.2. Conceito de sociedade; sociedade comunitária e Sociedade societária
3.3. O que é cidadania; O que é ser cidadão
3.4. Desigualdade social; A questão da pobreza nas sociedades modernas
3.5. Sociedade Civil e Direitos Humanos
Refletir sobre os elementos que constituem as formas de organização social e política dos indivíduos em sociedade, com destaque à formação do sistema de garantia dos direitos civis
Discutir as diversas formas de organização humana
Compreender conceitos e definições de cidadania
Refletir sobre o processo de formação dos direitos humanas
- Aula expositiva dialogada
- Apresentação de seminários
- Oficinas dirigidas
- Trabalhos dirigidos com filmes e documentários
- Trabalhos dirigidos com músicas e imagens
- Leituras dirigidas (artigos de jornais, revistas e periódicos)
- Livros didáticos e paradidáticos
- Data show
- DVD player e televisor
- CD player
- Sala de informática
- Revistas, jornais e periódicos
As avaliações considerarão aspectos conceituais, atitudinais e procedimentais a partir dos seguintes procedimentos: Provas, trabalhos dirigidos, pesquisas e seminários

4. OS AGRUPAMENTOS SOCIAIS E A SUA FUNÇÃO NA SOCIEDADE
4.1. Grupos sociais
4.2. Agregados sociais
4.3. Mecanismos de sustentação dos grupos sociais
4.4. Sociologia da juventude (os jovens e o seu papel na sociedade)
4.5. Sistema de status e papéis sociais
4.6. Estrutura e organização social
Refletir sobre as diversas formas de organização dos grupos humanos, bem como de suas estruturas e sistemas de classificação
Refletir sobre as diversas formas de agrupamento social e seus mecanismos de sustentação
Compreender o conceito e as formas de organização de juventude e seu papel na sociedade moderna
Compreender os conceitos de estrutura e organização social
- Aula expositiva dialogada
- Apresentação de seminários
- Oficinas dirigidas
- Trabalhos dirigidos com filmes e documentários
- Trabalhos dirigidos com músicas e imagens
- Leituras dirigidas (artigos de jornais, revistas e periódicos)
- Livros didáticos e paradidáticos
- Data show
- DVD player e televisor
- CD player
- Sala de informática
- Revistas, jornais e periódicos
As avaliações considerarão aspectos conceituais, atitudinais e procedimentais a partir dos seguintes procedimentos: Provas, trabalhos dirigidos, pesquisas e seminários


PLANEJAMENTO CURRICULAR DE SOCIOLOGIA
2º ANO

CONTEÚDO
COMPETÊNCIA
HABILIDADES
METODOLOGIA
RECURSOS
AVALIAÇÃO
1. CLASSES SOCIAIS E ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL
1.1. Estratificação social
1.2. Tipos de sociedades estratificadas (castas, estamentos e classes sociais)
1.3. Mobilidade social
1.4. A base econômica da sociedade (Produção, trabalho, matéria-prima)
1.5. Os instrumentos de produção; As forças produtivas; As relações de produção e modos de produção.
1.6. Produção e Globalização: Teorias da globalização; pós-modernidade; informática e automação; metropolização e desigualdades
Compreender as diversas formas de divisão das sociedades e seus subsistemas de classificação considerando aspectos sociais, culturais e econômicos
Refletir sobre os mecanismos de produção econômica (formas de manifestações e tipos), considerando as maneiras de ascensão e descenso de indivíduos nas sociedades
Refletir sobre os variados tipos de organização e estrutura das sociedades
Compreender as diversos mecanismos de mobilidade socioeconômica
Discutir conceitos e definições de produção, trabalho e matéria-prima
Compreender as relações entre o fenômeno da globalização e o sistema produtivo
- Aula expositiva dialogada
- Apresentação de seminários
- Oficinas dirigidas
- Trabalhos dirigidos com filmes e documentários
- Trabalhos dirigidos com músicas e imagens
- Leituras dirigidas (artigos de jornais, revistas e periódicos)
- Livros didáticos e paradidáticos
- Data show
- DVD player e televisor
- CD player
- Sala de informática
- Revistas, jornais e periódicos
As avaliações considerarão aspectos conceituais, atitudinais e procedimentais a partir dos seguintes procedimentos: Provas, trabalhos dirigidos, pesquisas e seminários

2. INSTITUIÇÕES SOCIAIS
2.1. Conceito de instituição social
2.2. Grupo social e instituição social
2.3. Interdependência entre as instituições sociais
2.4. Principais tipos de instituições (Estado, Família, Religião e Escola)
Refletir sobre os tipos de instituições existentes
Compreender como os indivíduos estão organizados, considerando aspectos étnicos, econômicos, sociais, dentre outros
Refletir os conceitos e tipos de instituição social
- Aula expositiva dialogada
- Apresentação de seminários
- Oficinas dirigidas
- Trabalhos dirigidos com filmes e documentários
- Trabalhos dirigidos com músicas e imagens
- Leituras dirigidas (artigos de jornais, revistas e periódicos)
- Livros didáticos e paradidáticos
- Data show
- DVD player e televisor
- CD player
- Sala de informática
- Revistas, jornais e periódicos
As avaliações considerarão aspectos conceituais, atitudinais e procedimentais a partir dos seguintes procedimentos: Provas, trabalhos dirigidos, pesquisas e seminários

3. MUDANÇA SOCIAL
3.1. Mudança social e relações sociais
3.2. Causas e ritmo da mudança social
3.3. Fatores contrários e fatores favoráveis à mudança social
3.4. Conseqüências da mudança social
3.5. Homem, Economia e Natureza: (o paradigma ambiental; a Amazônia: as suas populações tradicionais e o meio ambiente)
Compreender os sentidos das mudanças sociais, destacando seus tipos, causas e consequências
Refletir sobre as relações entre o homem, a natureza e o modo de produção, considerando as consequências positivas e negativas do avanço da frente de expansão capitalista sobre as populações regionais
Refletir sobre os processos, consequências e fatores das mudanças sociais
- Aula expositiva dialogada
- Apresentação de seminários
- Oficinas dirigidas
- Trabalhos dirigidos com filmes e documentários
- Trabalhos dirigidos com músicas e imagens
- Leituras dirigidas (artigos de jornais, revistas e periódicos)
- Livros didáticos e paradidáticos
- Data show
- DVD player e televisor
- CD player
- Sala de informática
- Revistas, jornais e periódicos
As avaliações considerarão aspectos conceituais, atitudinais e procedimentais a partir dos seguintes procedimentos: Provas, trabalhos dirigidos, pesquisas e seminários

4. POBREZAE EXCLUSÃO
4.1. Desigualdade e pobreza
4.2. A responsabilidade do sistema
4.3. A pobreza crescente: urbanização e criminalidade
4.4. Exército de reserva
Compreender os mecanismos da desigualdade socioeconômica no Brasil considerando indicadores e conceitos
Discutir os mecanismos de desigualdade social
Compreender as relações entre pobreza e criminalidade
- Aula expositiva dialogada
- Apresentação de seminários
- Oficinas dirigidas
- Trabalhos dirigidos com filmes e documentários
- Trabalhos dirigidos com músicas e imagens
- Leituras dirigidas (artigos de jornais, revistas e periódicos)
- Livros didáticos e paradidáticos
- Data show
- DVD player e televisor
- CD player
- Sala de informática
- Revistas, jornais e periódicos
As avaliações considerarão aspectos conceituais, atitudinais e procedimentais a partir dos seguintes procedimentos: Provas, trabalhos dirigidos, pesquisas e seminários


PLANEJAMENTO CURRICULAR DE SOCIOLOGIA
3º ANO

CONTEÚDO
COMPETÊNCIA
HABILIDADES
METODOLOGIA
RECURSOS
AVALIAÇÃO
1. OS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
1.1. O positivismo de Auguste Comte; A idéia de física social (Sociologia); Noções sobre os três estados de Comte; A ordem para atingir o progresso
1.2. A Sociologia de Durkheim: A Sociologia como ciência; O seu objeto de estudo: o fato social; A objetividade do fato social; As características do fato social; A sociedade como um organismo em adaptação; A consciência coletiva; Solidariedade Mecânica e Orgânica
1.3. A Sociologia compreensiva de Max Weber; A sociedade sob uma perspectiva histórica; Ação Social como objeto de estudo da Sociologia; A tarefa do cientista social; O tipo ideal
1.4. Karl Marx: O materialismo histórico e dialético; A idéia de alienação; O conflito entre classes sociais; A origem do capitalismo; A exploração do trabalho (salário, valor e lucro); A mais-valia; As relações políticas para Marx; A sua contribuição para o Socialismo e o Comunismo
Compreender o desenvolvido da sociologia considerando os principais aspectos teóricos de seus fundadores
Refletir sobre as principais correntes teóricas da sociologia, destacando seus aspectos metodológicos
- Aula expositiva dialogada
- Apresentação de seminários
- Oficinas dirigidas
- Trabalhos dirigidos com filmes e documentários
- Trabalhos dirigidos com músicas e imagens
- Leituras dirigidas (artigos de jornais, revistas e periódicos)
- Livros didáticos e paradidáticos
- Data show
- DVD player e televisor
- CD player
- Sala de informática
- Revistas, jornais e periódicos
As avaliações considerarão aspectos conceituais, atitudinais e procedimentais a partir dos seguintes procedimentos: Provas, trabalhos dirigidos, pesquisas e seminários

2. A SOCIOLOGIA NO BRASIL
2.1. Uma breve história da sociologia no Brasil
2.2. As décadas de 30, 40 e 50; O período militar e pós-militar para a Sociologia
2.2. Personalidades marcantes da sociologia brasileira
2.3. A Democracia Brasileira: o Estado, Políticas públicas e a cidadania
2.4. Os novos horizontes à reflexão da sociedade brasileira
Refletir sobre a introdução da sociologia no Brasil e o consecutivo processo de formação desta disciplina nas universidades nacionais
Compreender os principais teorias sociológicas desenvolvidas no Brasil, considerando os trabalhos de Gilberto Freyre, Fernando Henrique Cardoso, Octavio Ianni dentre outros
Compreender o processo que ensejou o surgimento de uma sociologia no Brasil
Refletir os principais aspectos teóricos da sociologia produzida no Brasil, destacando as contribuições de Gilberto Freyre, Fernando Henrique Cardoso, Octavio Ianni
- Aula expositiva dialogada
- Apresentação de seminários
- Oficinas dirigidas
- Trabalhos dirigidos com filmes e documentários
- Trabalhos dirigidos com músicas e imagens
- Leituras dirigidas (artigos de jornais, revistas e periódicos)
- Livros didáticos e paradidáticos
- Data show
- DVD player e televisor
- CD player
- Sala de informática
- Revistas, jornais e periódicos
As avaliações considerarão aspectos conceituais, atitudinais e procedimentais a partir dos seguintes procedimentos: Provas, trabalhos dirigidos, pesquisas e seminários

3. POLÍTICA E SOCIEDADE: AS FORMAS DO ESTADO
3.1. Trajetória da modernização do Estado
3.2. O Estado Absolutista
3.3. O estado Liberal (a idéia de democracia)
3.4. O Estado do bem-estar-social; As críticas ao “bem-estar-social”
Refletir sobre as várias manifestações do Estado e seu desenvolvimento histórico, político, cultural, econômico e social
Compreender o processo de formação do Estado, bem como, refletir sobre as formas com que se manifesta
- Aula expositiva dialogada
- Seminários
- Oficinas dirigidas
- Trabalhos dirigidos com filmes e documentários
- Trabalhos dirigidos com músicas e imagens
- Leituras dirigidas (artigos de jornais, revistas e periódicos)
- Livros didáticos e paradidáticos
- Data show
- DVD player e televisor
- CD player
- Sala de informática
- Revistas, jornais e periódicos
As avaliações considerarão aspectos conceituais, atitudinais e procedimentais a partir dos seguintes procedimentos: Provas, trabalhos dirigidos, pesquisas e seminários

4. CULTURA, IDEOLOGIA E SOCIEDADE
4.1. Os conceitos de cultura e ideologia e o papel da educação na transmissão da cultura
4.2. Aspecto material e não-material da cultura
4.3. Etnocentrismo, Relativismo cultural e Multiculturalismo
4.4. Componentes da cultura; Noções de cultura popular; cultura erudita e de massa (indústria cultural)
4.5. Os movimentos sociais; Os movimentos sociais clássicos e os novos movimentos sociais
Refletir sobre conceitos e tipos de cultura, considerando essas multiplicidades no mundo globalizado
Compreender a formação de organizações da sociedade civil a partir de suas características étnicas e sociais
Compreender os conceitos e as características de cultura
Refletir sobre os processos de organização política dos diversos e variados segmentos sociais
- Aula expositiva dialogada
- Apresentação de seminários
- Oficinas dirigidas
- Trabalhos dirigidos com filmes e documentários
- Trabalhos dirigidos com músicas e imagens
- Leituras dirigidas (artigos de jornais, revistas e periódicos)
- Livros didáticos e paradidáticos
- Data show
- DVD player e televisor
- CD player
- Sala de informática
- Revistas, jornais e periódicos
As avaliações considerarão aspectos conceituais, atitudinais e procedimentais a partir dos seguintes procedimentos: Provas, trabalhos dirigidos, pesquisas e seminários


REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO

BERGER, Peter I. Perspectivas Sociológicas: uma visão humanística. Petrópolis:Vozes, 2004.
BORNHEIM, Gert A. e BOSI, Alfredo. Cultura brasileira: tradição e contradição. Rio de Janeiro: Zahar editora, 1987.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nº 9.394/96. Brasília, DF:1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Ensino Médio e Tecnológico. Diretizes Curriculares do Ensino Médio- DCNEM. Brasília, DF, 1998.
CASTELLS, Manuel. Poder da identidade. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
CHAUI, M. O que é ideologia. 27 ed. São Paulo: Brasiliense, 1988.
CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. São Paulo: EDUSC, 1999.
DIAS, Reinaldo. Fundamentos da Sociologia. São Paulo. Editora Alínea. 2000.
FERNANDES, Florestan. Revolução Burguesa no Brasil: Ensaios de Interpretação Sociológica. São Paulo: LTC. 1987.
FILHO, Evaristo de Moraes, Comte..São Paulo; Editora Ática, 1982. (Col. Grandes Cientistas Sociais).
FORACCHI, Marialice, Martins, José de Souza. Sociologia e sociedade. São Paulo; LTC, 1977.
FREIRE, Gilberto, Casa Grande & Senzala. 47ª ed.Rio de Janeiro: global editora. 2003.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara, LTC-1989.
GONZAGA, Luiz Mello. Antropologia Cultural. São Paulo. Editoras Vozes. 1980.
GUARESCHI, A. Pedrinho. Sociologia Crítica: Alternativas de mudança. Porto alegre, Mundo jovem, 1986.
HOBSBAWM, Eric. J. A era do capital. Rio de Janeiro; Paz e Terra, 1988.
IANNI, Octávio. Sociologia e sociedade no Brasil. São Paulo, Alfa-Ômega, 1978.
IANNI, Octávio (org), Karl Marx; sociologia. São Paulo, 1988. (Col. Grandes Cientistas Sociais).
IANNI, Octávio. A Sociedade global. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1992.
KRUPPA, Sônia M. P, Sociologia da Educação, São Paulo. Editora Cortez, 1994.
LIJPHART, Arend. Modelos de Democracia: Desempenho e Padrões de Governo em 36 Países. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
LOMBARDE, José Cláudio; SAVIANE, Demerval e SANFELICE, José Luis (Orgs). Capitalismo, Trabalho e Educação. 2º ED. Campinas-SP: Autores Associados, 2004.
MATTA, Roberto da. Relativizando; uma introdução à antropologia Social. Rio de Janeiro: Vozes, 1981.
MENDRAS, Henri. O que é a sociologia? São Paulo: Manole, 2004.
MARTINS, Jorge Santos. O trabalho com projetos de pesquisa. Campinas: Papirus, 2003.
MILLS, C. Wrigth. A imaginação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.
NOVA, Sebastião Vila. Introdução à Sociologia. 5º ed. São Paulo: Atlas, 2000
PILETTI, Claudino. Sociologia da Educação. São Paulo: Ed Ática, 1991.
PINHEIRO, Paulo Sérgio., Crime, violência e poder, São Paulo: Brasiliense, 1988.
RAMALHO, José Ricardo e SANTANA, Marco Aurélio. Sociologia do trabalho: ciências Sociais. Coleção: Passo a Passo. Rio de janeiro: JZE, 2004.
ROCHA, Everardo P. Guimarães. O que é etnocentrismo, São Paulo Brasiliense, 1986.
RODRIGUES, José Albertino (org), Émile Durkheim; Sociologia. São Paulo, Ática, 1980 (Col. Grandes cientistas Sociais).
RODRIGUES, Alberto Tosi. Sociologia da Educação. 5º ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.
SANTOS, Joel Rufino. O que é racismo. São Paulo.Brasiliense.1996.
WEBER, M. A ética protestante e o espírito do capitalismo. Ed. Martin Claret. 2001.



[1] MILLS, C. Wrigth. A imaginação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1982. p. 11-18.
[2] BERGER, Peter I. Perspectivas Sociológicas: uma visão humanística. Petrópolis: Vozes, 2004. p. 37.

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