sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Plano de Curso de Geografia-3º Ano -EETiradentes,

PLANO DE ENSINO DO 3º ANO

IDENTIFICAÇÃO

Disciplina: Geografia
Carga Horária Semestral: 80 horas
Professores: Alexandre, Carla, Jetro e Marco Antonio

OBJETIVOS GERAIS

Compreender as transformações ocorridas no espaço e com o auxilio das demais disciplinas afins, a estabelecer relação entre passado, presente e assim perceber a dinâmica do espaço geográfico ao longo do tempo.

UNIDADES TEMÁTICAS  + HABILIDADES + COMPETÊNCIAS

UNIDADES TEMÁTICAS - CONTEÚDO
HABILIDADES
COMPETÊNCIAS
Urbanização Mundial e do Brasil
Identificar os diferentes tipos de utilização do espaço geográfico e compreender as relações nele estabelecidas a partir da ótica econômica dominante.
Compreender a dinâmica de ocupação e divisão social e do trabalho imprimidas sobre o espaço urbano e rural, a imposição dos capitais na formação do espaço e os motivos da estratificação espacial.
Analisar a diferenciação entre “centros” e “periferias” urbanas mundiais.
Espaço, Sociedade e Economia
Reconhecer e relacionar os diferentes comportamentos e tendências populacionais no decorrer da formação espacial do Mundo e do Brasil.
Estabelecer a relação Economia e Sociedade e o domínio da primeira sobre o comportamento da segunda.
Explicar e analisar a dinâmica populacional a partir dos ditames econômicos em escala mundial e local.
Entender as constituições espaciais das sociedades, suas formas de apropriação dos recursos disponíveis e seus processos de formação e desenvolvimento.
 Etnia, Diversidade Cultural e Conflitos
Identificar e caracterizar a diversidade étnica e seus desdobramentos socioculturais nos povos.
Compreender que as diferenças socioculturais existentes na humanidade e no País são fruto da diversidade étnica e econômica.
Perceber e analisar, nos conflitos existentes, as tendências filosóficas e os interesses econômicos de países centrais e periféricos, em escala global e regional.
Brasil: Perspectivas e Regionalização
Reconhecer os elementos que fazem do Brasil um país emergente.
Analisar a divisão do trabalho e a dinâmica regional no País.
Analisar os elementos que induziram o processo de desenvolvimento do País até alçá-lo ao atual nível de desenvolvimento econômico.
Compreender a divisão regional do trabalho e as interfaces dos ecossistemas existentes em cada região geoeconômica caracterizando um perfil econômico, social e político.


PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Aulas expositivas orais, com utilização de mapas e imagens que facilitem o reconhecimento dos elementos naturais do espaço; aulas expositivas com utilização de recursos audiovisuais, tetos complementares  e o total apoio do livro didático

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

Adoção do sistema de avaliação da E. E. Tiradentes de avaliações versadas em três diferentes aspectos e no processo ensino aprendizagem.

REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA

BRANCO, Anselmo Lázaro; LUCCI, Elian Alabi; MENDONÇA, Claudio - Território e Sociedade no Mundo Globalizado.V. 2. (Livro-Base) Saraiva. São Paulo: 2010.

PERIÓDICOS DE INTERESSE DA DISCIPLINA

Revista Superinteressante, Jornal Folha de São Paulo, Revista VEJA e ISTOÉ, outros.

SITES DE INTERESSE DA DISCIPLINA

CRONOGRAMA DE AULAS

DATAS
CONTEÚDOS DE ENSINO
METODOLOGIA
OBRAS DE REFERÊNCIA
ATIVIDADES AVALIATIVAS





























































Nenhum comentário:

Postar um comentário