sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Planos de Curso de Geografia do E Médio da EE Tiradentes


PLANO DE ENSINO DO 1º ANO

IDENTIFICAÇÃO

Disciplina: Geografia
Carga Horária Semestral: 80 horas
Professores: Alexandre, Carla, Jetro e Marco Antonio

OBJETIVOS GERAIS

Dotar os discentes da base conceitual necessária para a interpretação do espaço geográfico em que vivemos e possibilitar a compreensão das novas linguagens do meio técnico-científico- informacional e seus impactos na atual sociedade
UNIDADES TEMÁTICAS + HABILIDADES + COMPETÊNCIAS

UNIDADES TEMÁTICAS - CONTEÚDO
HABILIDADES
COMPETÊNCIAS
Era da Informação, Sistemas de Informações Geográficas e Elementos Fundamentais da Paisagem
Relacionar os diferentes tipos de sistemas de informação inerentes, seu desenvolvimento e sua consolidação até o atual momento do espaço geográfico
Utilizar as bases conceituais da Geografia como ferramenta para compreensão dos elementos de análise espacial
Entender a influencia dos mecanismos informacionais na vida humana, seu potencial e seu papel para o desenvolvimento de nossas sociedades.
Analisar os sistemas de reprodução social das sociedades e suas adaptações ao meio e as demandas por ele geradas.
Clima e Formações Vegetais
Reconhecer os diferentes tipos de clima e vegetação e suas implicações na formação dos domínios naturais e dos nichos sociais do Brasil e do Planeta
Compreender a influencia dos domínios morfoclimáticos na formação dos sistemas de reprodução das sociedades.
As Águas do Planeta
Identificar os diferentes corpos hídricos do planeta, o sistema do ciclo das águas e sua importância para a vida no Planeta e para os meios de reprodução social na Terra.
Entender a relevância da conservação dos corpos hídricos para a perpetuação da vida e dos modos de vida de cada sociedade.
Natureza Sociedade e Meio Ambiente
Reconhecer as formas de apropriação dos recursos naturais desenvolvidas pelas sociedades humanas, seus métodos de ocupação do espaço e os impactos exercidos por essas ações no meio ambiente
Compreender as relações homem e natureza e as formas de apropriação utilizadas pela sociedade para o provimento de suas necessidades.
Entender as implicações da apropriação dos recursos naturais pelas sociedades e as ameaças pra a sobrevivência da espécie humana no planeta.


PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Aulas expositivas orais, com utilização de mapas e imagens que facilitem o reconhecimento dos elementos naturais do espaço; aulas expositivas com utilização de recursos audiovisuais, tetos complementares e o total apoio do livro didático

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

Adoção do sistema de avaliação da E. E. Tiradentes de avaliações versadas em três diferentes aspectos e no processo ensino aprendizagem.

REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA

BRANCO, Anselmo Lázaro; LUCCI, Elian Alabi; MENDONÇA, Claudio - Território e Sociedade no Mundo Globalizado.V. 2. (Livro-Base) Saraiva. São Paulo: 2010.

PERIÓDICOS DE INTERESSE DA DISCIPLINA

Revista Superinteressante, Jornal Folha de São Paulo, Revista VEJA e ISTOÉ, outros.

SITES DE INTERESSE DA DISCIPLINA

CRONOGRAMA DE AULAS

DATAS
CONTEÚDOS DE ENSINO
METODOLOGIA
OBRAS DE REFERÊNCIA
ATIVIDADES AVALIATIVAS






























































PLANO DE ENSINO DO 2º ANO

IDENTIFICAÇÃO

Disciplina: Geografia
Carga Horária Semestral: 80 horas
Professores: Alexandre, Carla, Jetro e Marco Antonio

OBJETIVOS GERAIS

Possibilitar elementos para a compreensão da constituição espacial brasileira e mundial a partir a expansão dos ditames econômicos e seus impactos para a atual sociedade mundial e o meio ambiente
UNIDADES TEMÁTICAS  + HABILIDADES + COMPETÊNCIAS

UNIDADES TEMÁTICAS - CONTEÚDO
HABILIDADES
COMPETÊNCIAS
Formação Territorial Brasileira
Identificar os processos de formação do territorial nacional.
Caracterizar as diferentes formas de apropriação do espaço brasileiro pelos colonizadores
Representar as formas de urbanização nacional nas diferentes regiões do Brasil.
Compreender as diferenciações espaciais brasileiras e analisar suas implicações para a unidade do desenvolvimento nacional
Entender o espaço geográfico brasileiro como resultado das interações históricas entre sociedade e natureza.
Espaço e Produção
Identificar a importância da produção industrial na confecção do espaço geográfico
Diferenciar os níveis de desenvolvimento dos países a partir dos elementos constitutivos de seu desenvolvimento industrial
Caracterizar os diferentes níveis de industrialização e suas relações de apropriação dos recursos naturais por cada cultura
Relacionar a dinâmica da produção com o surgimento das cidades e suas relações espaciais.
Compreender o espaço enquanto palco das transformações históricas e territoriais do processo de reprodução social humana.
Analisar as diferenciações espaciais oriundas da acumulação de capitais.
Economia Mundial e Globalização
Reconhecer as fases da produção
Identificar o poder do capital na formação dos modelos sociais humanos
Observar os níveis de desenvolvimento tecnocientífico do “global” e do “local”
Compreender as relações de dependência das áreas periféricas em relação às centrais
Analisar a expansão capitalista desde o mercantilismo até à Globalização econômica e social atual
Entender a Divisão Internacional do Trabalho
Infraestrutura e Desenvolvimento
Identificar os fatores determinantes para o desenvolvimento de uma potencia e os entraves para o pleno desenvolvimento do Brasil.
Observar e diferenciar a formação de parques energéticos para estabelecer bases para comparação sobre potenciais de desenvolvimento nacional e mundial.
Representar as limitações e potenciais da atual infraestrutura nacional no desenvolvimento socioeconômico do País.

Compreender a importância da infraestrutura para o desenvolvimento de um país
Analisar os entraves para o pleno desenvolvimento do Brasil
Entender a relação homem e natureza como fator limitante e de equilíbrio no modelo de desenvolvimento nacional
Analisar o atual modelo de transporte e suas implicações como fatores limitantes ao desenvolvimento nacional


PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Aulas expositivas orais, com utilização de mapas e imagens que facilitem o reconhecimentos dos elementos naturais do espaço; aulas expositivas com utilização de recursos audiovisuais, tetos complementares  e o total apoio do livro didático

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

Adoção do sistema de avaliação da E. E. Tiradentes de avaliações versadas em três diferentes aspectos e no processo ensino aprendizagem.

REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA

BRANCO, Anselmo Lázaro; LUCCI, Elian Alabi; MENDONÇA, Claudio - Território e Sociedade no Mundo Globalizado.V. 2. (Livro-Base) Saraiva. São Paulo: 2010.

PERIÓDICOS DE INTERESSE DA DISCIPLINA

Revista Superinteressante, Jornal Folha de São Paulo, Revista VEJA e ISTOÉ, outros.

SITES DE INTERESSE DA DISCIPLINA
PLANO DE ENSINO DO 3º ANO

IDENTIFICAÇÃO

Disciplina: Geografia
Carga Horária Semestral: 80 horas
Professores: Alexandre, Carla, Jetro e Marco Antonio

OBJETIVOS GERAIS

Compreender as transformações ocorridas no espaço e com o auxilio das demais disciplinas afins, a estabelecer relação entre passado, presente e assim perceber a dinâmica do espaço geográfico ao longo do tempo.

UNIDADES TEMÁTICAS  + HABILIDADES + COMPETÊNCIAS

UNIDADES TEMÁTICAS - CONTEÚDO
HABILIDADES
COMPETÊNCIAS
Urbanização Mundial e do Brasil
Identificar os diferentes tipos de utilização do espaço geográfico e compreender as relações nele estabelecidas a partir da ótica econômica dominante.
Compreender a dinâmica de ocupação e divisão social e do trabalho imprimidas sobre o espaço urbano e rural, a imposição dos capitais na formação do espaço e os motivos da estratificação espacial.
Analisar a diferenciação entre “centros” e “periferias” urbanas mundiais.
Espaço, Sociedade e Economia
Reconhecer e relacionar os diferentes comportamentos e tendências populacionais no decorrer da formação espacial do Mundo e do Brasil.
Estabelecer a relação Economia e Sociedade e o domínio da primeira sobre o comportamento da segunda.
Explicar e analisar a dinâmica populacional a partir dos ditames econômicos em escala mundial e local.
Entender as constituições espaciais das sociedades, suas formas de apropriação dos recursos disponíveis e seus processos de formação e desenvolvimento.
 Etnia, Diversidade Cultural e Conflitos
Identificar e caracterizar a diversidade étnica e seus desdobramentos socioculturais nos povos.
Compreender que as diferenças socioculturais existentes na humanidade e no País são fruto da diversidade étnica e econômica.
Perceber e analisar, nos conflitos existentes, as tendências filosóficas e os interesses econômicos de países centrais e periféricos, em escala global e regional.
Brasil: Perspectivas e Regionalização
Reconhecer os elementos que fazem do Brasil um país emergente.
Analisar a divisão do trabalho e a dinâmica regional no País.
Analisar os elementos que induziram o processo de desenvolvimento do País até alçá-lo ao atual nível de desenvolvimento econômico.
Compreender a divisão regional do trabalho e as interfaces dos ecossistemas existentes em cada região geoeconômica caracterizando um perfil econômico, social e político.


PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Aulas expositivas orais, com utilização de mapas e imagens que facilitem o reconhecimento dos elementos naturais do espaço; aulas expositivas com utilização de recursos audiovisuais, tetos complementares  e o total apoio do livro didático

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

Adoção do sistema de avaliação da E. E. Tiradentes de avaliações versadas em três diferentes aspectos e no processo ensino aprendizagem.

REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA

BRANCO, Anselmo Lázaro; LUCCI, Elian Alabi; MENDONÇA, Claudio - Território e Sociedade no Mundo Globalizado.V. 2. (Livro-Base) Saraiva. São Paulo: 2010.

PERIÓDICOS DE INTERESSE DA DISCIPLINA

Revista Superinteressante, Jornal Folha de São Paulo, Revista VEJA e ISTOÉ, outros.

SITES DE INTERESSE DA DISCIPLINA

CRONOGRAMA DE AULAS

DATAS
CONTEÚDOS DE ENSINO
METODOLOGIA
OBRAS DE REFERÊNCIA
ATIVIDADES AVALIATIVAS






























































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