PLANO DE ENSINO DO 1º ANO
IDENTIFICAÇÃO
Disciplina: Geografia
Carga Horária Semestral: 80 horas
Professores: Alexandre, Carla, Jetro e Marco Antonio
OBJETIVOS GERAIS
Dotar os discentes da base conceitual necessária para a interpretação do espaço geográfico em que vivemos e possibilitar a compreensão das novas linguagens do meio técnico-científico- informacional e seus impactos na atual sociedade
UNIDADES TEMÁTICAS + HABILIDADES + COMPETÊNCIAS
UNIDADES TEMÁTICAS - CONTEÚDO
|
HABILIDADES
|
COMPETÊNCIAS
|
Era da Informação, Sistemas de Informações Geográficas e Elementos Fundamentais da Paisagem
|
Relacionar os diferentes tipos de sistemas de informação inerentes, seu desenvolvimento e sua consolidação até o atual momento do espaço geográfico
Utilizar as bases conceituais da Geografia como ferramenta para compreensão dos elementos de análise espacial
|
Entender a influencia dos mecanismos informacionais na vida humana, seu potencial e seu papel para o desenvolvimento de nossas sociedades.
Analisar os sistemas de reprodução social das sociedades e suas adaptações ao meio e as demandas por ele geradas.
|
Clima e Formações Vegetais
|
Reconhecer os diferentes tipos de clima e vegetação e suas implicações na formação dos domínios naturais e dos nichos sociais do Brasil e do Planeta
|
Compreender a influencia dos domínios morfoclimáticos na formação dos sistemas de reprodução das sociedades.
|
As Águas do Planeta
|
Identificar os diferentes corpos hídricos do planeta, o sistema do ciclo das águas e sua importância para a vida no Planeta e para os meios de reprodução social na Terra.
|
Entender a relevância da conservação dos corpos hídricos para a perpetuação da vida e dos modos de vida de cada sociedade.
|
Natureza Sociedade e Meio Ambiente
|
Reconhecer as formas de apropriação dos recursos naturais desenvolvidas pelas sociedades humanas, seus métodos de ocupação do espaço e os impactos exercidos por essas ações no meio ambiente
|
Compreender as relações homem e natureza e as formas de apropriação utilizadas pela sociedade para o provimento de suas necessidades.
Entender as implicações da apropriação dos recursos naturais pelas sociedades e as ameaças pra a sobrevivência da espécie humana no planeta.
|
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Aulas expositivas orais, com utilização de mapas e imagens que facilitem o reconhecimento dos elementos naturais do espaço; aulas expositivas com utilização de recursos audiovisuais, tetos complementares e o total apoio do livro didático
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO
Adoção do sistema de avaliação da E. E. Tiradentes de avaliações versadas em três diferentes aspectos e no processo ensino aprendizagem.
REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA
BRANCO, Anselmo Lázaro; LUCCI, Elian Alabi; MENDONÇA, Claudio - Território e Sociedade no Mundo Globalizado.V. 2. (Livro-Base) Saraiva. São Paulo: 2010.
PERIÓDICOS DE INTERESSE DA DISCIPLINA
Revista Superinteressante, Jornal Folha de São Paulo, Revista VEJA e ISTOÉ, outros.
SITES DE INTERESSE DA DISCIPLINA
CRONOGRAMA DE AULAS
DATAS
|
CONTEÚDOS DE ENSINO
|
METODOLOGIA
|
OBRAS DE REFERÊNCIA
|
ATIVIDADES AVALIATIVAS
|
PLANO DE ENSINO DO 2º ANO
IDENTIFICAÇÃO
Disciplina: Geografia
Carga Horária Semestral: 80 horas
Professores: Alexandre, Carla, Jetro e Marco Antonio
OBJETIVOS GERAIS
Possibilitar elementos para a compreensão da constituição espacial brasileira e mundial a partir a expansão dos ditames econômicos e seus impactos para a atual sociedade mundial e o meio ambiente
UNIDADES TEMÁTICAS + HABILIDADES + COMPETÊNCIAS
UNIDADES TEMÁTICAS - CONTEÚDO
|
HABILIDADES
|
COMPETÊNCIAS
|
Formação Territorial Brasileira
|
Identificar os processos de formação do territorial nacional.
Caracterizar as diferentes formas de apropriação do espaço brasileiro pelos colonizadores
Representar as formas de urbanização nacional nas diferentes regiões do Brasil.
|
Compreender as diferenciações espaciais brasileiras e analisar suas implicações para a unidade do desenvolvimento nacional
Entender o espaço geográfico brasileiro como resultado das interações históricas entre sociedade e natureza.
|
Espaço e Produção
|
Identificar a importância da produção industrial na confecção do espaço geográfico
Diferenciar os níveis de desenvolvimento dos países a partir dos elementos constitutivos de seu desenvolvimento industrial
Caracterizar os diferentes níveis de industrialização e suas relações de apropriação dos recursos naturais por cada cultura
|
Relacionar a dinâmica da produção com o surgimento das cidades e suas relações espaciais.
Compreender o espaço enquanto palco das transformações históricas e territoriais do processo de reprodução social humana.
Analisar as diferenciações espaciais oriundas da acumulação de capitais.
|
Economia Mundial e Globalização
|
Reconhecer as fases da produção
Identificar o poder do capital na formação dos modelos sociais humanos
Observar os níveis de desenvolvimento tecnocientífico do “global” e do “local”
|
Compreender as relações de dependência das áreas periféricas em relação às centrais
Analisar a expansão capitalista desde o mercantilismo até à Globalização econômica e social atual
Entender a Divisão Internacional do Trabalho
|
Infraestrutura e Desenvolvimento
|
Identificar os fatores determinantes para o desenvolvimento de uma potencia e os entraves para o pleno desenvolvimento do Brasil.
Observar e diferenciar a formação de parques energéticos para estabelecer bases para comparação sobre potenciais de desenvolvimento nacional e mundial.
Representar as limitações e potenciais da atual infraestrutura nacional no desenvolvimento socioeconômico do País.
|
Compreender a importância da infraestrutura para o desenvolvimento de um país
Analisar os entraves para o pleno desenvolvimento do Brasil
Entender a relação homem e natureza como fator limitante e de equilíbrio no modelo de desenvolvimento nacional
Analisar o atual modelo de transporte e suas implicações como fatores limitantes ao desenvolvimento nacional
|
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Aulas expositivas orais, com utilização de mapas e imagens que facilitem o reconhecimentos dos elementos naturais do espaço; aulas expositivas com utilização de recursos audiovisuais, tetos complementares e o total apoio do livro didático
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO
Adoção do sistema de avaliação da E. E. Tiradentes de avaliações versadas em três diferentes aspectos e no processo ensino aprendizagem.
REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA
BRANCO, Anselmo Lázaro; LUCCI, Elian Alabi; MENDONÇA, Claudio - Território e Sociedade no Mundo Globalizado.V. 2. (Livro-Base) Saraiva. São Paulo: 2010.
PERIÓDICOS DE INTERESSE DA DISCIPLINA
Revista Superinteressante, Jornal Folha de São Paulo, Revista VEJA e ISTOÉ, outros.
SITES DE INTERESSE DA DISCIPLINA
PLANO DE ENSINO DO 3º ANO
IDENTIFICAÇÃO
Disciplina: Geografia
Carga Horária Semestral: 80 horas
Professores: Alexandre, Carla, Jetro e Marco Antonio
OBJETIVOS GERAIS
Compreender as transformações ocorridas no espaço e com o auxilio das demais disciplinas afins, a estabelecer relação entre passado, presente e assim perceber a dinâmica do espaço geográfico ao longo do tempo.
UNIDADES TEMÁTICAS + HABILIDADES + COMPETÊNCIAS
UNIDADES TEMÁTICAS - CONTEÚDO
|
HABILIDADES
|
COMPETÊNCIAS
|
Urbanização Mundial e do Brasil
|
Identificar os diferentes tipos de utilização do espaço geográfico e compreender as relações nele estabelecidas a partir da ótica econômica dominante.
|
Compreender a dinâmica de ocupação e divisão social e do trabalho imprimidas sobre o espaço urbano e rural, a imposição dos capitais na formação do espaço e os motivos da estratificação espacial.
Analisar a diferenciação entre “centros” e “periferias” urbanas mundiais.
|
Espaço, Sociedade e Economia
|
Reconhecer e relacionar os diferentes comportamentos e tendências populacionais no decorrer da formação espacial do Mundo e do Brasil.
Estabelecer a relação Economia e Sociedade e o domínio da primeira sobre o comportamento da segunda.
|
Explicar e analisar a dinâmica populacional a partir dos ditames econômicos em escala mundial e local.
Entender as constituições espaciais das sociedades, suas formas de apropriação dos recursos disponíveis e seus processos de formação e desenvolvimento.
|
Etnia, Diversidade Cultural e Conflitos
|
Identificar e caracterizar a diversidade étnica e seus desdobramentos socioculturais nos povos.
|
Compreender que as diferenças socioculturais existentes na humanidade e no País são fruto da diversidade étnica e econômica.
Perceber e analisar, nos conflitos existentes, as tendências filosóficas e os interesses econômicos de países centrais e periféricos, em escala global e regional.
|
Brasil: Perspectivas e Regionalização
|
Reconhecer os elementos que fazem do Brasil um país emergente.
Analisar a divisão do trabalho e a dinâmica regional no País.
|
Analisar os elementos que induziram o processo de desenvolvimento do País até alçá-lo ao atual nível de desenvolvimento econômico.
Compreender a divisão regional do trabalho e as interfaces dos ecossistemas existentes em cada região geoeconômica caracterizando um perfil econômico, social e político.
|
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Aulas expositivas orais, com utilização de mapas e imagens que facilitem o reconhecimento dos elementos naturais do espaço; aulas expositivas com utilização de recursos audiovisuais, tetos complementares e o total apoio do livro didático
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO
Adoção do sistema de avaliação da E. E. Tiradentes de avaliações versadas em três diferentes aspectos e no processo ensino aprendizagem.
REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA
BRANCO, Anselmo Lázaro; LUCCI, Elian Alabi; MENDONÇA, Claudio - Território e Sociedade no Mundo Globalizado.V. 2. (Livro-Base) Saraiva. São Paulo: 2010.
PERIÓDICOS DE INTERESSE DA DISCIPLINA
Revista Superinteressante, Jornal Folha de São Paulo, Revista VEJA e ISTOÉ, outros.
SITES DE INTERESSE DA DISCIPLINA
CRONOGRAMA DE AULAS
DATAS
|
CONTEÚDOS DE ENSINO
|
METODOLOGIA
|
OBRAS DE REFERÊNCIA
|
ATIVIDADES AVALIATIVAS
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário